Bhaktapur, uma das 3 cidades reais do Nepal
, / 896 0

Bhaktapur, uma das 3 cidades reais do Nepal

SHARE
Bhaktapur, uma das 3 cidades reais do Nepal

O Nepal possui 3 praças reais: a de Katmandu, a de Patan e a de Bhaktapur. A que eu gostei mais foi a de Bhaktapur, não somente pela praça mas pela cidade que parece parada no tempo e tem mais 3 praças incríveis de estilo Newari com muita construção em madeira, esculturas e muitos detalhes e vários templos a cada esquina. É para ficar horas admirando.

Resolvemos nos aventurar e ir de ônibus publico, o táxi até lá sairia uns 20 USD ida e volta. O ônibus custou 1 USD para 2 pessoas ida e volta e a experiência foi boa. Pegamos um mapa e fomos perguntando até chegar ao local que saem os ônibus para Bhaktapur. É só ir perguntando, os ônibus não tem numero, nem letreiro e as ruas também não tem placas, difícil saber onde está, somente os locais conseguem. Mas depois de 1 dia andando a toa pelo Thamel, já da pra se localizar no caos.

IMG_3530 IMG_3531

A viagem demora uns 45 min, depois que passar a escola, é só descer no próximo ponto, e seguir a rua e logo avistará um portal, um reservatório de água.

IMG_3527

Continuamos caminhando e avistamos mais um portão dessa vez a entrada principal da Durban Square, onde você é avisado por esse quadro que é preciso pagar 1500 rúpias (15 USD) para visitar o centro histórico. Eles te entregam o mapa e o ingresso.

DSC09566 DSC09567

Depois você passa a ser abordado por guias turísticos durante todo o percurso. Se quiser pagar mais um pouquinho, eles fazem por 5USD o tour de 2 horas. Começam cobrando 10 USD, mas é só mostrar desinteresse que eles abaixam. Nós estávamos com um bom guia no IPAD e queríamos ficar caminhando e apreciando e foi ótimo!

IMG_3518 IMG_3520

As construções da praça que mais impressionam são o Golden Gate que fica ao lado do Palácio das 55 janelas, o templo todo de pedra de Vatsala, o templo de madeira com várias esculturas eróticas, estilo Kama Sutra, o sino gigante e a estatua do Rei. O bom é que aqui não entram carros, o transito é somente de turistas e locais.

IMG_3513

IMG_3483

No Golden Gate podemos ver a imagem da deusa hindu Kali e do pássaro mítico Garuda no topo. Esse portão dourado foi esculpido em 1753.

DSC09501

IMG_3368 DSC09564

A praça que que eu mais gostei foi a Taumadhi, nela que está o templo mais alto do Nepal, o Nyatapola, que foi construído no século 18 e tem os telhados mais trabalhados que eu já vi em um templo. Lindo.

IMG_3428

Outra praça bacana é a Pottery Square, conhecida por ser o reduto e atelier dos artesãos da cerâmica que usam o local para trabalhar mesmo. Um estúdio a céu aberto! Conversamos com um local que nos explicou da tradição da profissão, que toda a sua família trabalhava com cerâmica, mas que agora era diferente, eles estava ensinando os turistas a fazer, resumo da ópera queria vender seu peixe pra gente…

IMG_3416 IMG_3426

De lá, é só voltar para a Taumadhi e seguir na outra direção para chegar na Praça Dattatreya, que possui vários templos e na rua próxima ao museu de bronze, tem uma janela esculpida no formato de um pavão. E, claro, muito artesanato lindo nas lojas. Me arrependi de não comprar uma mandala de pintura thangka.

IMG_3452 IMG_3460 IMG_3466 IMG_3473

DSC09504 DSC09558

Essa cidade vale muito a pena, são muitos detalhes e ver a vida das pessoas daqui é tão interessante quanto os templos e os monumentos das praças. Andar sem rumo e com os olhos bem abertos é o melhor a fazer!

DSC09499 IMG_3347

About Author
Ou simplesmente Gabi, mais fácil, mais rápido, como eu, descomplicada, prática, didática, exigente, mas não perfeccionista. 34, corpinho de 28, metade cearense metade paulista, coordenadora de eventos na Agência Incentivare. Viajante profissional, fã de Marisa Monte, spaghetti ao pesto, chocólatra, adoro uma cervejinha com os amigos e um bom vinho com meu amor ao som de Dave Mathews. Libriana decidida e dedicada. Apaixonada pela vida e pelas pessoas. Focada, planejada e com vontade de compartilhar tudo que vê pelo mundo afora.

Related Article