Dia 2, 3 e 4: Subida até Ghorepani e Descida!
, / 737 0

Continuamos a subida até Ghorepani. Deixamos nossa guest house as 08h00, estava frio mas começou a esquentar durante a caminhada.

O Santos, nosso guia, nos contou sobre o “nepali flat”: para o nepalês que nasceu praticamente na montanha, a subida que não é íngreme, é chamada Nepali Flat, de flat não tem nada, é subida mesmo. Esse termo foi muito usado ao longos dos dias.

IMG_2796 IMG_2779 IMG_2768

Foram 4 horas e chegamos mortos. Mas vimos outros trekkers pelo caminho e muita paisagem linda.

IMG_2753 IMG_2757 IMG_2759 IMG_2767 IMG_2775 IMG_2728

Ficamos hospedado no The Sunny Hotel, que parece ser a melhor estrutura hoteleira de Ghorepani. Todos que cruzamos pelo caminho se hospedaram lá. E conhecemos a Andrea, uma americana de NY que viajava somente com o guia muito simpática.

IMG_2815 IMG_2837

IMG_2807 IMG_2810 IMG_2805

Dia 03: De Ghorepani a Ghandruk

Em Ghorepani foi o mais frio que passamos e estava somente 5 graus. Nós descansamos muito, mas não encaramos a subida ao Poon Hill para ver o sol nascer, pois a vista do mirante do hotel já era bem impressionante, aqui podemos ver 6 picos com neve, entre eles o Annapurna I, o 10o. mais alto do mundo. Era exatamente o que queríamos ver!

A primeira parte do dia ainda foi de subida com mais paradas incríveis para apreciar as montanhas e foi o mais alto que chegamos 3100m acima do nível do mar. Não tivemos nenhuma sensação ruim, somente o meu ouvido doeu um pouco.

IMG_2950 IMG_2973 IMG_2988

Depois começamos a entrar na floresta, e ficou bem geladinho, mata bem fechada, ar puro. Os caminhos estão bem traçados, mas não espere sinalização. Somente encontramos mapas nas guests houses. Tem lixos espalhados pelo caminho, mas também dá pra ver muito plástico no chão. Mas nada se compara a sujeira de Katmandu. O Santos nos falou que a mesma organização que controla a região do Annapurna ensina aos locais sobre o lixo, a comida, a água. Eles tabelam as comidas e o alojamento. É o mesmo preço em todo lugar. Outra dúvida era porque as pessoas vivem nas montanhas? Achei que tinha alguma história bonita, mas é pelo turismo mesmo!

A descida começou e eu achei que ia facilitar mas piorou. O joelho e as pernas sofrem, parece que eu fiz 6 horas de agachamento sem parar. Foram 6 horas até o almoço em Tadapani. De novo, comemos o Dal Bhat, dessa vez, mais gostoso ainda. E paramos em várias vilinhas com artesanato.

IMG_3160 IMG_3194 IMG_3212

IMG_3122 IMG_3180

Paramos algumas vezes pelo caminho para descansar e cruzamos com muitos carregadores, que ganham a vida levando comida e utensílios para as montanhas. Esse trabalho é muito duro! Os jegues transportam o material para as construções. Sempre em fila indiana.

IMG_3065 IMG_3078

Após o almoço foram mais 3 horas de descida intensa até nossa chegada ao Hotel Trekkers Inn, o mais bacana que ficamos, tem um jardim lindo e a vila IMG_3215 IMG_3216de Ghandruk é a maior de todas.

Dia 04: De Ghandruk a Nayapul

Depois da descida intensa do dia anterior, eu não tinha mais pernas. Tudo doía. Graças a Deus, caminhamos “somente” 2 horas e chegamos a Kimche e lá conseguimos um taxi jipe até Nayapul e depois Pokhara, foram mais 2 horas de carro. E nos custou extra 10USD. Mesmo com budget reduzido, pagamos!

Após concluir o trekking fiquei pensando o que levarei para o resto da vida dessa experiência e certamente será a sensação de gratidão, pois a cada olhada para trás das trilhas que cruzamos, constatávamos que havíamos percorrido esses morros com os nosso próprios pés, que fomos parte da paisagem, um ponto no meio do verde desse imenso mundo. É muito gratificante! E somente temos que agradecer a oportunidade de estarmos vivos e desfrutando desse mundo tão lindo e cheio de belezas naturais! Ver alguns picos no Himalaia nem fazia parte dos meus planos. Foi único!

Recomendo muito essa experiência! Foi o mais incrível da viagem até agora!