Esfinge e Museu do Cairo
, / 2384 0

Esfinge e Museu do Cairo

SHARE
Esfinge e Museu do Cairo

ESFINGE

Depois das pirâmides, seguimos para a esfinge que é uma estatua com cabeça humana e corpo de leão e fica em frente a pirâmide de Quefren. Sua construção data da terceira dinastia, em torno de 3000 anos A.C.

IMG_6142

IMG_6110

A Grande Esfinge foi esculpida em pedra calcária, como muitos dos monumentos que visitamos e também é impressionante com seus 20 metros de altura, ela é a maior estátua esculpida em apenas um bloco de pedra. A esfinge olha para o leste e tem um pequeno templo situado entre suas patas. Não conseguimos tirar foto bem de frente. Não se tem certeza qual seria o nome usIMG_6117ado pelos antigos egípcios para designar a estátua. A palavra “esfinge” foi dada já na Antiguidade clássica baseando-se numa criatura da mitologia grega formada pelo corpo de um leão, a cabeça de uma mulher e asas de águia, embora as estátuas egípcias tenham a cabeça de um homem.

IMG_6115

IMG_6138

MUSEU DO CAIRO

O Museu está cercado de tratores e policiais, isso nos assustou um pouco, mas nosso guia disse que era por questões de segurança, pois a praça Tahir, aquela que sempre vemos nos jornais fica a poucos metros de distância. E, pasmem, durante as manifestações, houve saqueamento no museu. Um absurdo! Bom, voltando ao museu, a entrada com sua fachada rosada é bem bonita! Com as flores de lótus e a flor de papiro no jardim. A melhor representação do Egito!

 

IMG_6219

 

IMG_6225

IMG_6205

IMG_6209

Não podemos tirar foto dentro do Museu :(

Mas foi bem impressionante, o Museu é um dos mais antigos do mudo (1858, mas o prédio atual é de 1900) e tem mais de 120 000 itens, é enorme, mas não tem ar condicionado, ou seja, mais uma razão para que os ingleses mantenham as joias egípcias no British e os franceses no Louvre. A disposição das peças está em ordem cronológica, fica bem fácil a visitação.

A grande sensação do museu é, sem dúvida, o tesouro de Tut II, é realmente incrível. Ver a máscara mortuária dele, inteiramente coberta de outro. As peças de adorno, como colar, brinco, pulseira são maravilhosas. São mais de 5000 itens que ficaram guardadas dentro de 4 caixas (uma dentro da outra) enormes.

Deveria realmente haver mais tesouros dentro. Pois segundo a lenda que já contamos aqui, o Howard Carter e seu mecenas roubaram muitas coisas antes da abertura oficial da tumba.

Estão preparando um novo museu para melhor disposição das mesmas. Temos mais um motivo para voltar ao Cairo, pois faltaram alguns passeios como o mercado, a Citadela, Memphis e Saqara.

A impressão que tivemos do Egito é que é um país de passado rico e presente muito pobre. Como todas as civilizações do mundo, tiveram um ápice e uma decadência. Quem sabe daqui a alguns séculos voltará a ser uma grande civilização. Vimos poucos sinais de modernidade tanto no que diz respeito a pensamento como a arquitetura.

Hellogringos!

About Author
Ou simplesmente Gabi, mais fácil, mais rápido, como eu, descomplicada, prática, didática, exigente, mas não perfeccionista. 34, corpinho de 28, metade cearense metade paulista, coordenadora de eventos na Agência Incentivare. Viajante profissional, fã de Marisa Monte, spaghetti ao pesto, chocólatra, adoro uma cervejinha com os amigos e um bom vinho com meu amor ao som de Dave Mathews. Libriana decidida e dedicada. Apaixonada pela vida e pelas pessoas. Focada, planejada e com vontade de compartilhar tudo que vê pelo mundo afora.

Related Article