Grand Palace e Wat Phra Kaew (Templo do Buda de Esmeralda)
, / 1351 0

Grand Palace e Wat Phra Kaew (Templo do Buda de Esmeralda)

SHARE
Grand Palace e Wat Phra Kaew (Templo do Buda de Esmeralda)

É a grande atração da cidade, sem dúvida, para chegar é bem fácil, está em frente ao Parque Sanam Luang. Quem estiver na região da Khao San, dá pra ir a pé. Se você estiver hospedado em outro local, é simples pegar um táxi, não recomendo ir de metrô pois está um pouco longe. Logo na entrada, tem uma espécie de “vestiário” se você não foi vestido adequadamente. Homens somente de calça e mulheres, tem estar de saia comprida ou calça e sem ombros de fora. Ali mesmo, eles emprestam roupas por 200 Bahts (o dinheiro é devolvido quando devolve-se a peça de roupa, é bem simples).

Andando mais 100m, encontramos a bilheteria e compramos o ingresso, 500 Bahts cada (17 USD). Caro em relação aos outros, mas vale a pena!

Resolvemos pegar um áudio guia para aproveitar melhor a visita, custa 200 Bahts (R$ 18,00) e é preciso deixar o cartão de crédito físico como garantia. No final, é só devolver e pegar o cartão.

O Grand Palace é um complexo que começou a ser construído em 1782 pelo rei Rama I, ele era o palácio real, mas os reis não moram mais lá. Hoje, ele é usado em algumas cerimônias especiais. E também abriga a capela onde está o Buda de esmeralda.

Começamos a visita com 2 guardiães chineses bem grandes. E a estátua do médico considerado o pai da medicina tailandesa.

DSC05808

IMG_7958

Depois seguimos para os Murais, são 178 no total (espalhados pelo templo), eles representam cenas do conto épico Ramakien.

DSC05811

O complexo tem vários prédios que reluzem nos nossos olhos como o abaixo:

Subimos no terraço e temos um linda vista.

IMG_7951

DSC05825

Podemos apreciar vários prédios: Phra Sri Ratana Chedi – onde ficam relíquias do Buda. Mondhop – é uma espécie de biblioteca, pois guarda escrituras budistas gravadas em folhas de palmeira. Modelo do Angkor Wat – templo no Camboja

Entre muito outros…. com porcelana floral, madrepérola, mosaicos…

IMG_7974

IMG_8016 IMG_7999 IMG_7992

DSC05853

2 chedis dourados com criaturas míticas que foram construídos em homenagem ao pai e mãe do Rei Rama I.

IMG_7985

IMG_7967

Aqui estão as 08 torres coloridas que chamam a atenção e estão espalhadas em todo o complexo. Elas representam diferentes preceitos do budismo.

DSC05885

Hora de entrar na capela principal onde está o Buda de Esmeralda. Vamos começar pela capela: ela tem 3 portas, nós simples mortais não podemos entrar pela do meio, ela é exclusiva do rei e da rainha, que comparecem obrigatoriamente 3 vezes por ano para troca a vestimenta do Buda. A estátua tem 3 roupas: uma para o verão, uma para as chuvas e outra para o inverno.

IMG_8019

DSC05848

Na entrada da capela, estão estátuas de leões. Dentro, podemos pisar em mármore italiano e admirar as pinturas nas paredes que retratam cenas da vida do Buda, em diferentes épocas.

O teto é vermelho e com detalhes de ouro. Há outros budas no pedestal em diferentes posições.

Mas, falando do Buda de esmeralda, ele não é de esmeralda e em si, ele é pequeninho, mas ele foi feito de um mesmo bloco de jade e foi descoberto em 1432 em Chiang Rai. Como ele se tornou conhecido como o Buda de Esmeralda? Diz a lenda (contada no mapa do Grand Palace), que a imagem estava coberta com gesso, igual a outras convencionais, até que o gesso do nariz quebrou e o abade que viu pensou que era de esmeralda e aí ficou o nome até hoje…

Adoro essas histórias… Faz você viajar no tempo…

Continuando.. Esse buda rodou bastante até chegar aqui. Ele ficou 226 anos no Laos.

Não podemos tirar foto da imagem, a mais próxima que consegui é a da entrada.

 DSC05845

Conseguem ve-lo la no fundo? Não??? Sim? Tem que vir para ver!

Depois de sair da capela principal, ainda vemos muitos outros prédios lindos, que te dam paz, mas o calor é tão grande que não conseguimos ficar mais.

DSC05863

Na saída, passamos por várias prédios que são salas reais de coroação e outras que abrigam visitantes importantes convidados, como Bill Clinton quando veio a Tailândia.

DSC05876

Uma palavra resume o que a gente viu: IMPRESSIONANTE!IMG_8031

DSC05838

Related Article