Jardim da Tumba, Monte das Oliveiras, Getsemani e Via Dolorosa
, / 2013 0

Jardim da Tumba, Monte das Oliveiras, Getsemani e Via Dolorosa

SHARE
Jardim da Tumba, Monte das Oliveiras, Getsemani e Via Dolorosa

Jardim da Tumba é o local que os protestantes acreditam ser o túmulo de Jesus. Tem várias passagens da bíblia que contam o lugar e se assemelha muito. Vale muito a visita. O lugar é bem cuidado, tem áudio guia grátis, bebedouro, bons banheiros e podemos deixar nossa contribuição para que ele se mantenha assim, pois não paga-se entrada.

IMG_7383

DSC05176

IMG_7392 IMG_7396 DSC05190

DSC05180 DSC05184 DSC05189

Depois pegamos um ônibus para o Monte das Oliveiras, número 75 (na saída do Jardim da Tumba, vire a esquerda, ande até a Av. Suleiman, vire a esquerda e na primeira rua a direita, já dá pra ver um terminal de ônibus. Pode comprar o ticket no ônibus mesmo (5,50 NIS). Não sabíamos muito bem onde descer. Quando vimos que já estávamos no Monte das Oliveiras, descemos e fomos caminhando para a direita, logo vimos o primeiro ponto a Igreja da Anunciação, mas tinha um cara meio estranho na porta querendo cobrar a entrada, mas não tinha nenhuma placa. Depois nos informamos e é isso mesmo, eles cobram, acho que não vale a pena.

Fomos embora e quase um vendedor me roubou, ele chegou vendendo uma foto grande e cobriu a mão na foto e chegou perto de mim e abriu a minha bolsa. O Frank falou mais alto com ele e ele saiu. Foi um susto. Não esperava! Claro que ando com a bolsa pra frente e tomo cuidado, mas foi em 5 segundos… Fiquei com muita raiva!

Continuamos descendo e vimos a inscrição Pater Nostro, era a Capela do Pai Nosso, lá estava mais civilizado com guarita e um cartaz avisando que era pago. Perguntamos para eles como chegávamos na Getsemani e eles nos explicaram. No caminho, máquinas a postos para mais uma vista boa da cúpula dourada, ela domina o céu de Jerusalém!

Chegamos a um terraço, excelente ponto de observação da cidade, vimos a muralha e todos os monumentos altos da Old City.

Atravessamos a rua lateral do cemitério. Falando um pouco sobre o cemitério judaico, acredita-se que aqui é o lugar por onde Deus começará a redimir os mortos quando o Messias chegar, os Judeus sempre procuraram ser enterrados aqui. As mais famosas dessas sepulturas que se encontram ao pé da montanha, próximos aos muros da Cidade Velha, incluem a sepultura de Zacarias, as tumbas dos filhos de Hezir e Yad Absalão. Um pouco mais afastado, entre as 150.000 sepulturas no cemitério Judaico, pode-se encontrar os  locais dos restos mortais de vários judeus famosos.  Encontramos a Igreja de Dominus Flavit que tem uma capela e uma excelente vista da igreja russa ortodoxa da Maria Madalena com suas torres douradas.

DSC05205

Ela estava fechada, viramos a direita e chegamos na Igreja de todas as nações ou Getsemani.

O jardim é lindo!

Peace

DSC05218

Depois fomos a Igreja onde está o túmulo de Maria e ao lado a Gruta onde Jesus foi traído por Judas com um beijo.

DSC05233

DSC05226 DSC05225

Subimos a Jericó Road, atravessamos o Lion’s Gate e antes de seguirmos a via dolorosa paramos num restaurante árabe e comemos húmus com frango e pizza, pagamos 105 NIS (caríssimo, como já comentei, tudo aqui é caro, tomamos 2 refrigerantes) mas estávamos mortos de fome!

IMG_7460

Andamos na via Dolorosa, o caminho em que Jesus carregou a cruz até chegar na igreja de Santo Sepulcro. Tiramos algumas fotos de alguns do 14 pontos de passagem de Cristo.

Saímos da Old City pelo New Gate, passando pelo City Hall (Prefeitura) e seguindo pela nossa rua: a Jaffa Street. Fim do pequeno Tour.

IMG_7458 IMG_7470

Related Article