Ljbljana, capital da Eslovênia
, / 788 0

Ljbljana, capital da Eslovênia

SHARE
Ljbljana, capital da Eslovênia

A primeira impressão que tivemos ao chegarmos em Liubliana foi de organização e calmaria e de cara já gostamos. A vida aqui parece tranquila e feliz. Viemos de Treviso, próximo a Veneza em 3horas e meia e custou 15 euros cada na excelente Goopti, uma empresa de transfer compartilhado. A decisão por parar na Eslovênia foi geográfica, ela fica entre a Itália e a Croácia, e digo que foi uma decisão acertiva!

IMG_0969

IMG_0967

Ficamos no H2OHostel em quarto por 42 euros a diária com vista para o Lago Ljublianica e bem próximo do centro histórico. Quarto de excelente tamanho, cama de casal, piso, portas e janelas novas. Banheiro compartilhado com mais 2 quartos. A limpeza era OK. Recomendamos esse hostel.

Nosso primeiro almoço foi na beira do rio no Restaurante Slata Ribika, gastamos 40 Euros e tivemos uma excelente refeição: o Frank foi de carne com batatas e eu fui de file de frango Liubliana recheado com presunto e batatas fritas! E provamos a excelente cerveja local: Lakso.

IMG_0759 IMG_0763

Dica de comida barata: após a Dragon Bridge, tem um Mercado coberto muito antigo e em frente tem uma feira local com vários food trucks. Comemos ali depois várias vezes. Recomendamos provar o burek que na verde é uma comida de origem sérvia, mas que se encontra muito na Eslovenia e Croácia também, é um folhado bem oleoso e super recheado! Vale uma refeição!

IMG_0986 IMG_8426 2

IMG_8412

IMG_0816

Fizemos o free tour que sai diariamente as 11h00 na frente da Praça Preseren e da igreja pink. Adoramos, pena que começou a chover e não conseguimos terminar.

IMG_0810

Mas a guia Tina foi excelente e contou várias boas histórias.

IMG_0771

Os principais pontos turísticos da cidade são:

Dragon Bridge

A ponte dos dragões é sem dúvida o símbolo da cidade. Foi construída em 1901 como parte das comemorações do governo do Imperador Franz Josef I. A ponte foi construída em Viena e é um belo exemplo de ponte de concreto bem do estilo de Viena. Diz a lenda que o fundador da cidade matou um dragão vindo da Grécia.

IMG_8425

Igreja de St Nicholas e a belíssima porta

A Catedral de Liubliana tem um interior lindo, apesar de ser feinha por fora o domo verde e as 2 torres são facilmente reconhecidas. Originalmente era gótica, mas no começo do Século 18 foi reconstruída no estilo barroco. Tem um orgão belíssimo dentro.

IMG_0793

IMG_8406

Em 1996, antes da visita do Papa João Paulo II, 2 das portas da igreja foram refeitas com a história da Eslovenia. E  para comemorar os 1250 anos o Cristianismo no país,  a outra cporta foi decorada com retratos dos bispos.IMG_0802

IMG_0892

Praça Preseren

France Prešeren foi um poeta esloveno nascido em 1800. Sua obra mais famosa, Sonetni Venec, foi diretamente inspirada por seu amor não correspondido por Julija Primic. A sétima estrofe de seu poema Zdravljica (um brinde, em esloveno) é, desde 1991, o hino nacional da Eslovênia. O dia 8 de fevereiro, dia de sua morte, é um feriado nacional na Eslovênia, conhecido como dia de Prešeren. Dia em que os museus são gratuitos e que os eslovenos possam pensar em cultura e não em cerveja.

Um das principais praças em frente a igreja Pink tem sua estátua e há em um edíficio bem próximo uma imagem da sua amiga Julia. Já que eles não tiveram final feliz pelo menos ele pode ficar admirando sua paixão.

IMG_0780 IMG_0778

IMG_0975

Related Article