Pula, nossa primeira cidade na Croácia
, / 643 0

Tivemos uma super sorte e compramos a passagem de ônibus de Liubliana a Pula no site da buscroatia.com e custou 6 euros cada, a única coisa é que foi via Trieste na Itália e não precisamos mudar de ônibus. Na rodoviária estava custando USD 17. A viagem durou 5 horas e saímos bem cedo, foi parando em toda cidade, em alguns momentos conseguimos aproveitar um pouco do mar e da paisagem.

Ao chegar na rodoviária, eu já tinha fotografado o caminho até o hotel e era próximo menos de 1km, resolvemos economizar e ir caminhando reconhecendo a área e tivemos uma enorme surpresa, um mini Coliseo bem na nossa frente, super bem conservado. Eu já sabia que os romanos tinham vindo até a costa da Croácia pela proximidade, mas não sabia que a cidade de Pula tinha monumentos tão bem conservados.

20150627_112816

Pula fica na região da Istria, bem ao norte do Mar Adriático.

O Hotel que reservamos não gostei muito, chamar Omir, mas ele é bem localizado, fica bem próximo ao Arco de Sergius, onde estão todos os restaurantes, lojas e agito da cidade. Adorei as ruelas e mais outra surpresa o Templo de Augustus, apesar de não entrar, pois li que não valia a pena, somente ver de fora o monumento vale a pena!

O Arco de Sergius, como todos esses tipos de Arcos, é uma comemoração a uma batalha, estima-se que a construção data do ano 29, isso mesmo quase 2000 anos. Ele é lindo e tem vários detalhes e carvings.

20150626_140107

Também nos surpreendemos com uma estátua de James Joyce em um café bem próximo ao Arco.

O Templo de Augustus foi construído em homenagem ao imperador entre os anos de 14 AC – 2 BC.

IMG_1057 IMG_1054

Flanamos pelo centro e fomos até a Marina de onde saem os passeios para as ilhas Brijuni famosas por terem sido residência de Tito, líder da antiga Iugoslavia depois da Segunda Guerra, e como ele frequentemente recebia hospedes importantes e famosos (como Sophia Loren e Elizabeth Taylor), a ilha sempre esteve impecavelmente bem cuidada e preservada. Não tivemos tempo de ir mas se está planejando vir para a Istria, recomendamos incluir no seu roteiro.

IMG_1158 IMG_1159

Também nos impressionou muito os mosaicos romanos em uma ruína.

IMG_1075 IMG_1076 IMG_1074

Acabamos almoçando no restaurante Pomodoro, não gostamos muito da comida, mas o ambiente era bem agradável, não é todo dia que almoçamos em uma ruína e o garçom era bem simpático até se ofereceu para tirar uma foto nossa.

Fomos atrás do por do sol, nos informamos no Centro Turístico que em Verudela havia um bar que tinha uma boa vista. Pegamos um ônibus por 11 kunas (aprox. 5 reais) cada e fomos para a praia de Verudela. Prainha de pedra, água bem gelada e ventinho gelado mas lá estava ele reinando, lindo e nos proporcionando a sua luz de despedida. É aqui nessa praia que ficam os resorts, se você quer sombra e água gelada, reserve seu hotel nessa área.

20150626_204248 20150626_202804 20150626_203239

IMG_1148 IMG_1143 IMG_1136 IMG_1135

No outro dia, voltamos na praia de Verudela e almoçamos no E&D Night, recomendamos pela vista e localização. Mas a comida não era fantástica.

Alugamos um carro pela ótima rentalcars.com e pagamos R$ 450,00 em 3 diárias + R$450,00 pela taxa de retorno do carro e GPS por 3 dias. Aqui na Europa é comum pagar por essa taxa se você pega o carro em um aeroporto e devolve em outro. Fique atento no valor para não esquecer esse custo no seu orçamento. Geralmente não aparece na reserva de imediato.

Pegamos a estrada rumo a Zadar mas antes demos uma paradinha em Hum – a menor cidade do mundo. Vejam no próximo post.

Tags:,
About Author
Ou simplesmente Gabi, mais fácil, mais rápido, como eu, descomplicada, prática, didática, exigente, mas não perfeccionista. 34, corpinho de 28, metade cearense metade paulista, coordenadora de eventos na Agência Incentivare. Viajante profissional, fã de Marisa Monte, spaghetti ao pesto, chocólatra, adoro uma cervejinha com os amigos e um bom vinho com meu amor ao som de Dave Mathews. Libriana decidida e dedicada. Apaixonada pela vida e pelas pessoas. Focada, planejada e com vontade de compartilhar tudo que vê pelo mundo afora.