Templo de Tanah Lot
, / 952 0

O Tanah Lot foi construído em uma grande rocha, com vista espetacular para o mar! Na língua balinesa significa Terra do Mar.

É um dos 3 imperdíveis templos de Bali, junto com o Templo de Uluwatu e o Pura Besakih (Templo Mãe) – esse último não fomos pela distância, acabamos optando pelo templo Bratan e fomos pegos pela chuva. Dezembro é um mês que chove bastante, aliás de novembro a março é a época das monções. Sem dúvida o melhor mês é abril, é o mesmo mais seco e de baixa temporada. #ficaadica

Saímos de Ubud em direção ao Tanah Lot e demoramos 1 hora para chegar. A ilha de Bali é grande e os deslocamentos muitas vezes demorados. Não tem muitas opções de transporte publico e barato. Como estávamos em 3, ficou barato rachar taxis e sempre negociar com os taxistas. Mas de lá já mudamos de pousada e ficamos em Padang Padang para aproveitar a região de Uluwatu, tema dos próximos posts.

Paramos no meio do caminho para tirar fotos das plantações alagadas.

Chegando em Tanah Lot não queríamos mais sair, que lugar lindo! De uma energia… Os balineses são muito espertos, sempre constroem os templos perto da natureza. É um dos “7 templos do Mar” de Bali, também muito fotografado no por do sol. O Frank estava inspirado e foram muitas fotos.

DSC00935 DSC00937 DSC00938

O ingresso custa 30 mil rúpias. O templo está dividido em 2 partes. Começamos pela parte direita e depois atravessamos um grande area para chegar ao templo principal e mais fotografado o que fica na ilha. Há muito turismo local, percebe-se pelos muçulmanos. Muitas pessoas andam pelo mar e chegam até ele. Mas nós ficamos apenas admirando.

DSC00921 IMG_6366 IMG_6376 IMG_6381 IMG_6388 IMG_6392

Tanah Lot foi construído no século XVI a pedido de um santo hindu chamado Danghyang Nirartha (DangHyang DwiJendra), que dedicou sua vida a disseminar o hinduísmo na região. Diz a lenda que, Nirartha passou a noite meditando no rochedo. Durante a meditação, ele teve uma visão na qual o local era um templo.  No dia seguinte, milagrosamente, o rochedo havia se deslocado para dentro do mar e se tornado uma ilhota.

Nirartha disse aos aldeões para que construíssem um templo sobre o rochedo, porque aquele lugar seria um lugar santo e de adoração aos deuses do mar de Bali. Ainda segundo a lenda, Nirartha ordenou que serpentes do mar vivessem numa caverna que há na base da ilhota-rochedo para proteger o templo de invasores.

Além disso, segundo a lenda, Nirartha transformou seu cachecol numa serpente gigante para proteger o templo. Serpentes marinhas podem realmente ser vistas nas grutas do rochedo quando a maré está baixa.IMG_6452