Templo de Kom Ombo
, / 1573 0

Templo de Kom Ombo

SHARE
Templo de Kom Ombo

Voltamos ao barco, passando pela barragem nova de Aswan.

Represa de Assuã

Represa de Assuã

Almoçamos e zarpamos rumo ao templo de Kom Ombo: na cidade de mesmo nome, nossa próxima parada. São 45km desde Assuã.

Fim de tarde maravilhoso

Fim de tarde maravilhoso

Visitamos Kom Ombo no fim da tarde, horário perfeito pois o sol estava indo embora, mas os mosquitos nos atacaram. Eu levei 12 picadas. O bom é que o barco pára quase em frente ao templo. Andamos apenas alguns metros, mas sempre tem algum vendedor pelo caminho.

Entrada de Kom Ombo

Entrada de Kom Ombo

Kom Ombo é um templo greco-romano da época de Ptolomeu IV (180-145 aC), que começou a construção e fez as principais salas, mas a construção ainda durou outros reinados.

O diferencial desse templo é que ele é o único no Egito dedicado a 2 deuses: Sobek, o deus crocodilo, deus da fertilidade e criador do mundo; e ao deus falcão Hórus, que é representado como um homem com cabeça de falcão ou como um falcão sempre usando as duas coroas de rei do Alto e Baixo Egito. E eles estão sempre segurando a chave da vida, outra representação do Alto e Baixo Egito.

Deus Horus (a direita)

Deus Horus (a direita)

Deus Sobek

Deus Sobek

IMG_5419

Nosso guia Ahmed

Nosso guia Ahmed

Há vários hieróglifos remetendo a um hospital ou receitas da época, vejam abaixo a mulher parindo de cócoras.

IMG_5423

Podemos observar várias colunas com formato do papiro (a planta sagrada dos egípcios) e ver como o templo é todo simétrico.

Colunas

Colunas

Outra “atração” é o Nilômetro que é um poço onde era possível controlar e medir a subida das águas do Nilo e saber qual a quantidade de água naquele ano.

Nilômetro

Nilômetro

Esse templo também passou por várias inundações do Nilo e alguns terremotos e dizem as más línguas que algumas pedras foram retiradas para a construção de outros templos.

Visitamos também o Museu do Crocodilo que fica logo após o templo e tem várias múmias de crocodilo e estatuas do animal.

DSC04428

Múmias de crocodilo

Múmias de crocodilo

Gostamos do horário dessa visita pois pegamos o fim de tarde e o começo da noite com uma lua linda!

IMG_5434

Kom Ombo e o nascer da lua

Kom Ombo e o nascer da lua

Durante a noite, zarpamos para parar no templo de Edfu.

About Author
Ou simplesmente Gabi, mais fácil, mais rápido, como eu, descomplicada, prática, didática, exigente, mas não perfeccionista. 34, corpinho de 28, metade cearense metade paulista, coordenadora de eventos na Agência Incentivare. Viajante profissional, fã de Marisa Monte, spaghetti ao pesto, chocólatra, adoro uma cervejinha com os amigos e um bom vinho com meu amor ao som de Dave Mathews. Libriana decidida e dedicada. Apaixonada pela vida e pelas pessoas. Focada, planejada e com vontade de compartilhar tudo que vê pelo mundo afora.

Related Article