Templo Wat Pho
, / 968 0

Templo Wat Pho

SHARE
Templo Wat Pho

Tem uma redundância no título, Wat significa templo, mas fica estranho traduzir o nome. O nome completo dele (oficial) é Wat Phra Chettuphon Wimon Mangkhlaram Ratchaworamahawihan. Foi nosso primeiro templo em Bangkok. Fomos caminhando desde a Khao San road, demoramos uns 40 minutos a pé e passamos pelo Grand Palace e Wat Phra Kaew (que visitaremos depois).

Não estava muito cheio, logo na entrada, você vê placas para comprar o ticket. Dica: tem que ter o dinheiro trocado, eles não fornecem troco! E eles oferecem 1 água cortesia por ingresso. Tem um guichê para troca, bem próximo a entrada. Que também tem um quiosque que fornecem senha de WIFI. Sim, templo com WIFI. A Kika iria gostar.

Na entrada, as moças me deram um roupão verde, pois não podemos entrar de short, nem de regata. Eu já sabia disso, por isso não fui de saia e camiseta. Tá muito calor aqui. É aquele calor de Manaus, úmido… A gente fica melado.

E em todos os templos, temos que tirar o sapato. Nesse em particular, tem uma sacolinha, que você coloca o sapato e carrega, depois na saída, tem uma caixa para depositar e também temos que devolver o roupão. Não é souvenir.

IMG_7661

 A primeira sala é a grande atração: o Buda reclinado de 46 metros de comprimento e 15 metros de altura coberto de folha de ouro. A pergunta que nos vem a cabeça é: o que significa essa posição para o budismo: Lemos no templo que significa o estágio da iluminação, a posição a qual Buda alcançou o nirvana.

DSC05722IMG_7674

O pé dele é imenso, tem 5 metros e atrás é decorado com ilustrações com madre pérola, são 108. Esse numero é muito importante para o budismo pois foram 108 ações/símbolos que ajudaram o Buda a chegar a perfeição.

Logo depois do pé, podemos comprar as moedinhas por 20 BAHTs (+- R$1,50) e colocar uma a uma nos 108 bowls. Isso traz boa sorte! E contribui para que os monges continuem a preservar esse lindo templo. O barulhinho é bem gostoso e aproveitei para fazer 2 pedidos e para agradecer!!! Eu sempre que rezo é mais para agradecer do que para pedir.

DSC05717

Tudo na viagem está correndo as mil maravilhas, só temos que agradecer mesmo!

IMG_7693

Depois fomos dar uma voltona pelo templo, ele é bem grande, é o maior e mais antigo da cidade, sua construção data do século 16, mas muita coisa foi sendo feita ao longo do tempo.

DSC05732

Demoramos mais de 2 horas, ele é todo simétrico e parece que ficamos dando voltas por aquelas 4 pagodas, principais. Cada uma tem um nome, medem 42 metros e são decoradas lindamente com mosaicos. Para mim, são os vitrais das Igrejas católicas. Cada uma foi construída homenageando um Rei. Por exemplo, a que tem o detalhe mais verde representa o reinado do Rama II e foi construída pelo seu filho, Rama III.

IMG_7919

Passamos por 4 capelas que possuem 394 imagens douradas do buda em 3 posições e tamanhos diferentes..

IMG_7753

Também vimos várias estatuas grandes chinesas que eram usadas como lastro nos navios para dar estabilidade e depois viraram peças decorativas e “guardiães das portas”.

IMG_7729

Outro ponto alto da visita, foi ouvir os monges rezando, no complexo também tem um mosteiro e nós, simples mortais, podemos entrar na capela principal que também tem um Buda impressionante sentado num pedestal. Lá estão algumas cinzas do Rei Rama I. A imagem desse Buda é conhecida como Phra Buddha Theva Patimakorn.

IMG_7858

Para entrar na capela principal, eles também emprestam uma roupa: dessa vez foi uma saia e uma pashimina.

IMG_7852

A decoração colorida com cerâmica, vidros cortadinhos e azulejos é tão linda, renderam muitas fotos. Além das paredes pintadas e dos mosaicos.

IMG_7775

DSC05711Na parte de trás do templo, há 2 pavilhões que são escolas de massagem. O templo é também conhecido como o berço da massagem tailandesa tradicional. Pena, que não deu tempo para fazer uma.

O templo é belíssimo! Tem que vir para ver de perto! E com certeza, não vimos tudo!

IMG_7915

Logística

Onde: 2 Sanamchai Road, Grand Palace Subdistrict, Pranakorn District, Bangkok 10200

Quanto: 100 Baht (+ – R$8,00) Vai aumentar para 200BAHts em Jan/2015.

Horário: 08h30 – 18h00. Sempre cheque essas infos no site, pois podem mudar…

Site: http://www.watpho.com/index.php?lang=en

Related Article