Vang Vieng, Laos
, / 979 0

Para ir de Luang Prabang para Vang Vieng são 7 horas de viagem em uma estrada montanhosa e cheia de curvas e buracos. Pura emoção! O caminho é lindo e fizemos a tarde, deu pra curtir bastante a paisagem. O problema é que vamos muito apertados para fazer mais dinheiro as empresas lotam até a boca e as malas vão em cima.

Custou 120 000 kip cada(USD 15), fechamos na guest house mesmo. Na rodoviária sai 110 000 kip, não vale a pena se deslocar até lá para comprar, e muito menos para pegar a van. Por 120 000 eles te pegam na pousada com o tuk tuk e te deixam na van. A viagem foi tranquila exceto a chuva e um acidente bem pequeno que nos deixou parado por 30 minutos. O motorista nos deixou na Bus Station. Isso é um saco, pois está armado com os tios dos tuk tuks. Pagamos mais 20 000 kip cada (USD 2,50) para irmos até o centro, a pé seria mais ou menos 2k, com mochilas nas costas é muito.

Chegamos quase 21h30 e já deu pra sentir que a cidade é o paraíso dos mochileiros europeus, vários bares com música alta, galera jovem… o mais lotado era o Sakura Bar.

Guest House

Encontramos uma guest house excelente: Vieng Vilay. Staff muito atencioso. Quarto com cama de casal, A/C, água quente, bem espaçoso por 80 000 kip a diária (USD 10). Únicos contras: não tem wifi no quarto, só na recepção e o apartamento ficava no 3o andar. E os degraus das escadas eram bem altos…

Vimos vários hotéis bacanas para budget mais altos, se quiser algo melhor, prefira sempre os com vista para o Rio e para as montanhas.

Comer

Não encontramos nada decente para comer, todas as nossas refeições foram bem meia boca. A pizza começa nos 40 000 kip (USD 5), o noodle: 15 000 kip (USD 2), sorvete Magnum 15 000 (USD 2), água de 1,5l: 5 000 kip (USD 0,60), café 5 000 kip (USD 0,60). Gostamos muito de comer panqueca e sanduíches na rua. As senhoras fazem com maior capricho :)

O restaurante mais recomendado no Trip Advisor é o francês, mas os pratos são na casa dos 100 000 kip (USD 12,50), não é caro para o nosso padrão normal, mas nessa trip não rola.

DSC08511 DSC08510

Gostamos de comer olhando para o Rio Nam Kam, tem restaurantes bem gostosos com almofadas para ficar largados e comer sem pressa! Aliás, aqui tudo é sem pressa. Temos que apertar o pause e relaxar.

Passeios

O grande barato de Vang Vieng é o tubing, você aluga uma bóia por 55 000 kip e desce o rio com ela e você vai sendo “fisgado” por vários bares com uma corda, parando e bebendo. Vai na cadência do rio, bem devagarinho. Eu tava super afim de fazer mas o rio aqui é muito barrento, não é tão bonito de se ver, então fomos atrás do segundo melhor passeio de VV: a Blue Lagoon.

Contratamos um tuk tuk por 100 000 kip (USD 12,50), ida e volta. Claro que tentamos negociar mais barato, mas ele começou em 150 000 e não baixou mais. O pior é que ainda temos que pagar um pedágio 7 500 kip (quase USD 1), cada de uma ponte bem tosca para cruzar o rio e pegar a super “railway” para a lagoa. São 7 km de muitos pulos no tuk tuk parece que ela vai desmontar. E o nosso estava com o motor bem ruim.. o motora ia parando para colocar um pouco de água. E ele quis o dinheiro antes, negociamos 50% somente.

Para entrar na lagoa, paga-se 10 000 kip cada (USD 1,25) e é uma delícia, água azul esverdeada geladinha e refrescante, cheio de peixinhos, pegamos um bangalô e ficamos tomando uma BeerLao 15 000 kip cada (quase USD 2) e apreciando a paisagem! Relax Total! Cheio de chineses pulando da árvore para a lagoa. Profundidade de 5m e 3m. Eles inventam vários “esportes” para pegar turista.

Ainda tem uma caverna que você pode entrar pelo mesmo preço. Mas não quisemos entrar, ficamos sussa!

Na volta, pegamos a saída do colégio de várias crianças da comunidade, foi bacana observa-los voltando sozinhos de bike pra casa, sem nenhum adulto acompanhando, sem perigo, sorridentes e acenando pra gente. Realmente cenas lindas que me marcaram.

DSC08485 DSC08481

Demos uma volta na cidade para achar um local bacana para pegar um clique do meu momento favorito do dia: o por do sol. E encontramos! Aqui não tem orla-rio, uma pena!

E vimos também um sobrevôo de balão! Eles oferecem aqui, preços variam de USD 65 a USD 80.

Vang Vieng é uma excelente parada entre Luang Prabang e Vientiane (a capital). Belas montanhas, muitos verde, rio, a vida também passa devagar aqui! Uma delícia!

Pegamos uma van por 50 000 kip cada (USD 6,25) as 09h00 e chegamos as 12h00

O bom é que dessa vez já contratamos para nos deixarem no centro (perto do Rio Mekong, ele de novo!)