Zadar
, / 762 0

Chegamos em Zadar as 21h00 da noite do sábado, por sorte, não tivemos que pagar estacionamento, pois a Old Town de lá como quase todas é só de pedestres e não entra carro dentro. Temos que deixar fora da cidade. Conseguimos parar bem na porta e só faltava 1 hora para começar o horário gratuito que é sábado a partir das 22h00 até segunda 08h30. Justamente o período que havíamos programado ficar.

Nos hospedamos no hostel Old Town Zadar pelo hostelworld.com. Super simples, com muitas escadas. Pegamos um quarto privativo com banheiro compartilhado e custou 55 euros cada noite. Achei muito caro como tudo aqui na Croácia e ainda nem chegamos em Dubrovinik. O único que é barato é a cerveja quase o mesmo preço da água mineral e a dica é não gastar o dinheiro em água, pois a água é potável e há várias fontes espalhadas pelas cidades. Nós, brasileiros, não estamos acostumados, mas há vários países da Europa que a água é potável na torneira. Assim como os Estados Unidos.

De cara já gostei de Zadar. Ficamos em frente a Praça do Povo onde acontece o Festival de Verão e havia música italiana e mesinhas. Ao cruzar a rua principal, chegamos na catedral de São Donato ao lado de ruínas romanas (sim, eles estiveram aqui e a presença é marcante nos monumentos) e o museu arqueológico.

IMG_1231 IMG_1233 IMG_1236 IMG_1241

20150628_105854Alguns metros a frente, já nos deparamos com a Promenade – Riva que pra gente é calçadão da praia. O povo toma sol aqui mesmo e como todas as praias são de pedra, tanto faz. O mais curioso são as escadinhas de piscina para subir para o calçadão. Vontade de mergulhar no mar geladinho!!!

20150628_113014

IMG_1275 IMG_1270 IMG_1255 IMG_1254

Achei a água bem oleosa.

O mais famoso de Zadar é o por do sol ouvindo o órgão do mar que é uma construção que emite um som por uns buraquinhos a medida que a água entra: O Órgão do Mar é feito através de um sistema de tubos e apitos que assobiam conforme o mar empurra o ar para dentro dos tubos e eles levam o ar até os buracos que foram instalados numa escadaria de pedra à beira mar. O som aumenta de intensidade quando passa algum barco por ali.  Incrível ouvir.. realmente mágico! Vale a viagem até aqui só pra ouvir.

Passamos pela incrível porta da cidade chamada Portão da Terra que possui esse nome devido a ligação do continente com a península de Zadar. Ele foi inaugurado em 1543 durante o domínio dos venezianos que ocupavam toda a Dalmácia até o século XIX.

IMG_1264 IMG_1268

Pegamos praia em Kolavare e ficamos de boa apreciando o mar e de quebra ainda assistimos a um ensaio dos líderes de torcidas da Alemanha. Havia um campeonato europeu na cidade e estava repleto de “cheers leaders”.

20150628_164832 20150628_144115 IMG_1285

Almoçamos no delicioso Restaurante Bruscheta e não erramos ao pedir massa. Com spaghetti nunca se erra.

IMG_1290 IMG_1292 IMG_1293

Dormimos em frente a Promenade, esperando pelo melhor momento do dia o por do sol ao som do órgão. Foi o mais lindo que vimos na Croácia!

IMG_1323Terminamos o dia admirando a Saudação do sol que é uma outra invenção do mesmo arquiteto do órgão do mar. É um círculo de 22 metros coberto por 300 placas de energia solar, que armazenam energia durante o dia, para iluminar o lugar após o pôr do sol com luzes coloridas e aleatórias.

Lindo de se ver!!!!

1082107149

About Author
Careca, Catarinense de Joinville, mora há 5 anos em São Paulo. Criativo publicitário com 10 anos de experiência. Já passou por grandes agências de São Paulo como Grey, Ogilvy e Leo Burnett. Apaixonado por aventuras, cerveja, livros, filosofia, e todo tipo de pensamentos que causam boas reflexões. Não necessáriamente nessa ordem. Tem como propósito de vida, inspirar pessoas. Dos seus objetivos pessoais, apenas 2 ainda não foram concluídos, uma viagem pelo mundo, e tocar um projeto pessoal. E foi a partir desses objetivos que surgiu o projeto Hello Gringos.